última actualização: 30/04/05 |
SEIWAKAI (JKF GOJU-KAI - PORTUGAL) |
|
Shuji Tasaki nasceu a 20 de Janeiro de
1933 no Japão, em Tóquio. É conhecido como um dos melhores lutadores
dos finais dos anos 50 e princípios de 60. Destaque-se do seu
currículo:
ASSOCIAÇÕES COM MEMBROS SEIWAKAI EM PORTUGAL: AKB AKV ANGK APGKK ASGKP NPK JIP Núcleo de Portalegre NOVAS
FILIAÇÕES
4ºs dan Seiwakai
LINKS SEWAKAI: http://www.jkfgojukai.com/links.htm
|
APRESENTAÇÃO A Seiwakai foi fundada em 1971 por Hanshi Shuji Tazaki sendo filiada na JKF Goju Kai (Japão). A Seiwakai é um espaço de desenvolvimento do estilo de Karaté conhecido pelo nome de Goju-Ryu, em relação directa com Japan Karate Federation - Goju-Kai, através sensei Tasaki (8º dan), que, além de Presidente da Seiwakai, é Vice Director Geral e membro do Comité de Formação e de Exames de Graduações da Federação Japonesa de Karaté (JKF). Sem deixar de se fazer o elogio da riqueza inerente às interpretações de cada versão Goju-Ryu (quer de Okinawa, quer do Japão, quer mesmo de outras regiões), a procura de um espaço de diálogo entre as diversas escolas Goju torna-se pertinente na sociedade de informação que se abre ao século XXI. Em Portugal temos alguns praticantes de Karaté Goju-Ryu de diversas associações, em torno do movimento conhecido como Seiwakai. O nome Seiwakai significa a Escola (Kai) da Paz (Wa) e da Harmonia (Sei) e numa tradução completa do caminho seguido teríamos: A Escola (Kai) da Paz (Wa) e da Harmonia (Sei) do Estilo (Ryu) da Suavidade (Ju) e Dureza (Go) da Via (Do) da Mão (Te) Vazia (Kara).
PORTUGAL A Seiwakai emerge em Portugal com base em personagens que vivem sincronicamente uma fase de transição técnica, sendo o seu primeiro elemento mediador o Shihan Paul Coleman (Oxford) e o seu elemento aglutinador o Shihan Leo Lipinski (Londres).
O espírito jovial e aberto do Shihan
Paul Coleman, o seu rigor técnico e a sua magnífica forma de combater
cedo influenciam Vitor Gomes ainda na IOGKF. O Shihan Leo Lipinski é o elemento aglutinador que, com o seu excepcional conhecimento técnico, o seu espírito simplificador, sempre de forma gratuita e filantrópica, inicia a divulgação do Goju-Ryu Seiwakai integrado na JKF Goju-Kai. O primeiro contacto em Portugal do Shihan Leo Lipinski é com Vitor Gomes em finais de 1994, através do Shihan Paul Coleman. A seguir, Abel Figueiredo e Paulo Silva, têm o prazer de, a convite de Paul Coleman, durante o Estágio de Espinho em Agosto de 1997, conhecer em Londres o Shihan Leo Lipinski, o Shihan Shuji Tasaki e do Shihan Seiichi Fujiwara. Esse conhecimento acontece durante o estágio internacional da JKF Goju-Kai em Novembro de 1997, com a presença dos seguintes mestres: Ogha (8º dan); Tasaki (8º dan); Shiomi (8º dan); Fujiwara (7º dan); Lipinski (7º dan). Neste estágio foram estudados katas nas versões oficiais JKF - Goju-Kai: Sanchin, Tensho, Gekisai dai Ichi, Gekisai dai Ni, Saifa, Seienchin, Sanseru e Seipai. Os Shihan Tasaki e Seiichi Fujiwara, da linha Seiwakai, impressionaram os presentes pela sua humildade e rigor na abordagem ao espírito de goju. O Shihan Ogha, foi essencial pelos seus conhecimentos e boa disposição. Por fim, o Shihan Akira Shiomi, foi uma revelação de conhecimento culto do Goju-Ryu no seio da JKF Goju-Kai. A relevância do acontecimento leva os presentes a filiarem-se na Seiwakai e JKF Goju-Kai e a trazerem para Vitor Gomes as suas conclusões: urgia iniciar a divulgação de uma ordem diferente de organização do Goju-Ryu a nível nacional, promovendo, através da Seiwakai e JKF Goju-Kai, um novo espírito de trabalho no seu Karaté. Decidem iniciar a promoção de actividades técnicas que, além de consolidarem a investigação comum das formas de prática de Karaté, vão proporcionando a divulgação desse movimento a mais praticantes. Em Janeiro e Março de 1998 o Sensei Paul Coleman (5º dan) esteve entre nós, dando aulas no Porto, em Viseu, Tondela, Oliveira de Frades e Paredes. Em Maio de 1998 foi
organizado em Viseu um Estágio Nacional de Goju-Ryu com a
presença do Shihan Leo Lipinski (7º dan) e do Sensei
Paul Coleman (5º dan), tendo Abel Figueiredo convidado representantes
da APGKK, JIP e NPK para o mesmo. Todos os esforços dos membros portugueses passam a concentrar-se na fundação da JKF Goju-Kai - Portugal, deixando para um segundo momento a constituição formal da Seiwakai como associação com personalidade jurídica reconhecida em Portugal. Em 25 de Junho de 1998 foi realizada a reunião inaugural da JKF Goju-Kai - Portugal que, reconhecida pelo Japão, nos vincula através da Europa na família Goju com mais relações institucionais na WKF e, desde então, toda a estrutura agrupada na Seiwakai - Portugal está em vinculação directa com os trabalhos da JKF Goju-Kai - Portugal. Após este movimento, o grupo foi crescendo. Em Outubro de 1999 Jorge Pimenta (AGOKAP - Lisboa) integra a Seiwakai, seguido de Ricardo Ribeiro (Lisboa) José Cipriano Catarino (Entroncamento) e de Pedro Candeias (Portalegre). Em 2003 é a vez de Teófilo Fonseca (Associação de Karaté de Beja) e em 2004 Gualter Dias (Goju-Ryu de Matosinhos). Os membros da Seiwakai Portugal estão filiados na Federação Nacional de Karaté - Portugal através de Diversas associações (AKV, ANGK, AKB, etc.). No entanto, no sentido de proporcionar um espaço de filiação dos pequenos dojos na FNK-P, foi fundada a Associação Seiwa-kai Goju-Ryu Karate-do de Portugal (ASGKP) e o movimento de registo da Associação ocorreu a 17 de Outubro de 2001 no Porto, sendo formalmente aprovada a sua entrada na FNK-P em Setembro de 2002. A Seiwakai Portugal assume-se como um grupo aberto de praticantes de Goju-Ryu que aproveitam as oportunidades de evolução técnica oferecidas ao nível Europeu (Leo Lipinski) e Japonês (Shuji Tasaki). Essa evolução técnica passa por actividades formativas específicas (Estágios), por exames (graduações superiores) e por competições (Encontros ou Torneios Competitivos). Por outro lado, os membros da Seiwakai têm possibilidade de serem membros da JKF Goju-Kai, o que lhes dá acesso ao mesmo tipo de actividades (Estágios, Graduações e Competições) num nível superior organizacional.
ÚLTIMAS ACTIVIDADES TÉCNICAS DA SEIWAKAI:
PRÓXIMAS ACTIVIDADES: · 14 Maio 2005 - Campeonato Nacional da JKF Goju-Kai - Portugal · 24-26 Junho - Estágio Internacional JKF Goju-Kai e Exames (Oxford) · 1-3 Julho de 2005 - 5º Estágio Internacional JKF Goju-Kai e Exames (Portugal) · 25-26 Agosto - Estágio Kata e Exames (Japão - Chiba) · 27-28 Agosto - 31º Torneio Anual (Japão - Chiba)
Mantenha-se informado. |
Para se
Manter connosco: