Bem vindo
 

 

 

última actualização: 30/04/05

 

 

SEIWAKAI

(JKF GOJU-KAI - PORTUGAL)

 

Shuji Tasaki nasceu a 20 de Janeiro de 1933 no Japão, em Tóquio. É conhecido como um dos melhores lutadores dos finais dos anos 50 e princípios de 60. Destaque-se do seu currículo:
1950 Começa a prática de Karaté na Escola;
1951 Junta-se à Goju-Kai (em fundação) em Asakusa HQ sobre supervisão de Yamaguchi, Gogen;
1952 1º Dan Yamaguchi Goju-Kai
1954 2º Dan
1957 3º Dan
1958 Instrutor
1960 Campeão de Kumite nos 1ºs Campeonatos da Goju-Kai
1961 4º dan Jokyo Renshi
1964 Shihan
1965 5º Dan
1966 Shihan Kyoshi
1970 6º Dan JKF Goju-Kai
1971 Funda Goju-Ryu Karate-Do Seiwa-Kai;
1974 Instrutor Nacional da JKF (Federação Japonesa de Karaté) ;
1975 7º Dan ;
1986 8º Dan Hanshi 

 

ASSOCIAÇÕES COM MEMBROS SEIWAKAI EM PORTUGAL:

AKB
Associação de Karaté de Beja

DIRECÇÃO TÉCNICA:
Teófilo Fonseca (5º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Luís Pardal (2º dan)
Joaquim Soares (1º dan)

http://akb.no.sapo.pt/

AKV
Associação de Karaté de Viseu
DIRECÇÃO TÉCNICA:
Abel Figueiredo (5º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Abel Figueiredo (5º dan)
Miguel Lima (3º dan)
www.akv.pt

ANGK
Associação Nacional de Goju-Ryu Karate-do
DIRECÇÃO TÉCNICA:
Paulo Silva (4º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Paulo Silva (4º dan)
Nuno Oliveira (2º dan)
www.angk.com

APGKK
Associação Portuguesa Goju Kai Karatedo
DIRECÇÃO TÉCNICA:
António Santos (5º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
José Pedro Pinto (1º dan)
Jorge Pimenta (4º dan)

ASGKP
Associação Seiwa-kai Goju-Ryu Karate-do de Portugal

DIRECÇÃO TÉCNICA:
Vitor Gomes (5º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Vitor Gomes (5º dan)
João Góis (3º dan)
Raquel Seixas (3º dan)

NPK
Núcleo Português de Karaté
DIRECÇÃO TÉCNICA:
José Carvalho (4º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
José Carvalho (4º dan)
Custódio Meireles (4º dan)

JIP
Jundokan Internacional de Portugal

DIRECÇÃO TÉCNICA:
José Campos (7º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Leonardo Pereira (3º dan)
 

Núcleo de Portalegre
Núcleo em Formação

DIRECÇÃO TÉCNICA:
Pedro Candeias (2º dan)
DIRECTORES JKF-GK:
Pedro Candeias (2º dan)

NOVAS FILIAÇÕES
Todo o praticante de Goju-Ryu pode-se filiar na JKF Goju-Kai (Japão), através da linha Seiwakai.
Participa nas nossas actividades.

 



5ºs dan Seiwakai
António Santos (Figueira)
Abel Figueiredo (Viseu)
Teófilo Fonseca (Beja)
Vitor Gomes (Porto)

4ºs dan Seiwakai
Jorge Pimenta (Lisboa)
Paulo Silva (Paredes)

 

LINKS SEWAKAI:

http://www.jkfgojukai.com/links.htm

 


 

 

APRESENTAÇÃO

A Seiwakai foi fundada em 1971 por Hanshi Shuji Tazaki sendo filiada na JKF Goju Kai (Japão).

A Seiwakai é um espaço de desenvolvimento do estilo de Karaté conhecido pelo nome de Goju-Ryu, em relação directa com Japan Karate Federation - Goju-Kai, através sensei Tasaki (8º dan), que, além de Presidente da Seiwakai, é Vice Director Geral e membro do Comité de Formação e de Exames de Graduações da Federação Japonesa de Karaté (JKF).

Sem deixar de se fazer o elogio da riqueza inerente às interpretações de cada versão Goju-Ryu (quer de Okinawa, quer do Japão, quer mesmo de outras regiões), a procura de um espaço de diálogo entre as diversas escolas Goju torna-se pertinente na sociedade de informação que se abre ao século XXI.

Em Portugal temos alguns praticantes de Karaté Goju-Ryu de diversas associações, em torno do movimento conhecido como Seiwakai.

O nome Seiwakai significa a Escola (Kai) da Paz (Wa) e da Harmonia (Sei) e numa tradução completa do caminho seguido teríamos: A Escola (Kai) da Paz (Wa) e da Harmonia (Sei) do Estilo (Ryu) da Suavidade (Ju) e Dureza (Go) da Via (Do) da Mão (Te) Vazia (Kara).

 

PORTUGAL

A Seiwakai emerge em Portugal com base em personagens que vivem sincronicamente uma fase de transição técnica, sendo o seu primeiro elemento mediador o Shihan Paul Coleman (Oxford) e o seu elemento aglutinador o Shihan Leo Lipinski (Londres).

O espírito jovial e aberto do Shihan Paul Coleman, o seu rigor técnico e a sua magnífica forma de combater cedo influenciam Vitor Gomes ainda na IOGKF. 
A convite de Vitor Gomes, Paulo Silva conhece Paul Coleman em finais de 1996 e Abel Figueiredo em Agosto de 1997 (Espinho). 

O Shihan Leo Lipinski é o elemento aglutinador que, com o seu excepcional conhecimento técnico, o seu espírito simplificador, sempre de forma gratuita e filantrópica, inicia a divulgação do Goju-Ryu  Seiwakai integrado na JKF Goju-Kai.

O primeiro contacto em Portugal do Shihan Leo Lipinski é com Vitor Gomes em finais de 1994, através do Shihan Paul Coleman. 

A seguir, Abel Figueiredo e Paulo Silva, têm o prazer de, a convite de Paul Coleman, durante o Estágio de Espinho em Agosto de 1997, conhecer em Londres o Shihan Leo Lipinski, o Shihan Shuji Tasaki e do Shihan Seiichi Fujiwara. Esse conhecimento acontece durante o estágio internacional da JKF Goju-Kai em Novembro de 1997, com a presença dos seguintes mestres: Ogha (8º dan); Tasaki (8º dan); Shiomi (8º dan); Fujiwara (7º dan); Lipinski (7º dan).

Neste estágio foram estudados katas nas versões oficiais JKF - Goju-Kai: Sanchin, Tensho, Gekisai dai Ichi, Gekisai dai Ni, Saifa, Seienchin, Sanseru e Seipai.

Para ver Fotografias do Estágio, clique aqui.

Os Shihan Tasaki e Seiichi Fujiwara, da linha Seiwakai, impressionaram os presentes pela sua humildade e rigor na abordagem ao espírito de goju. O Shihan Ogha, foi essencial pelos seus conhecimentos e boa disposição. Por fim, o Shihan Akira Shiomi, foi uma revelação de conhecimento culto do Goju-Ryu no seio da JKF Goju-Kai.

A relevância do acontecimento leva os presentes a filiarem-se na Seiwakai e JKF Goju-Kai e a trazerem para Vitor Gomes as suas conclusões: urgia iniciar a divulgação de uma ordem diferente de organização do Goju-Ryu a nível nacional, promovendo, através da Seiwakai e JKF Goju-Kai, um novo espírito de trabalho no seu Karaté.

Decidem iniciar a promoção de actividades técnicas que, além de consolidarem a investigação comum das formas de prática de Karaté, vão proporcionando a divulgação desse movimento a mais praticantes.

Em Janeiro e Março de 1998 o Sensei Paul Coleman (5º dan) esteve entre nós, dando aulas no Porto, em Viseu, Tondela, Oliveira de Frades e Paredes.

Em Maio de 1998 foi organizado em Viseu um Estágio Nacional de Goju-Ryu com a presença do Shihan Leo Lipinski (7º dan) e do Sensei Paul Coleman (5º dan), tendo Abel Figueiredo convidado representantes da APGKK, JIP e NPK para o mesmo.
Esta segunda visita do Shihan Lipinski a Portugal marca a apresentação do Sensei António Santos (APGKK) ao líder Europeu da Seiwakai e JKF Goju-Kai. A Seiwakai robustece-se com a entrada daquele primeiro membro Português da JKF Goju-Kai e, logo de seguida, com a entrada do Sensei José Carvalho (NPK).

Todos os esforços dos membros portugueses passam a concentrar-se na fundação da JKF Goju-Kai - Portugal, deixando para um segundo momento a constituição formal da Seiwakai como associação com personalidade jurídica reconhecida em Portugal.

Em 25 de Junho de 1998 foi realizada a reunião inaugural da JKF Goju-Kai - Portugal que, reconhecida pelo Japão, nos vincula através da Europa na família Goju com mais relações institucionais na WKF e, desde então, toda a estrutura agrupada na Seiwakai - Portugal está em vinculação directa com os trabalhos da JKF Goju-Kai - Portugal.

Após este movimento, o grupo foi crescendo. Em Outubro de 1999 Jorge Pimenta (AGOKAP - Lisboa) integra a Seiwakai, seguido de Ricardo Ribeiro (Lisboa) José Cipriano Catarino (Entroncamento) e de Pedro Candeias (Portalegre). Em 2003 é a vez de Teófilo Fonseca (Associação de Karaté de Beja) e em 2004 Gualter Dias (Goju-Ryu de Matosinhos).

Os membros da Seiwakai Portugal estão filiados na Federação Nacional de Karaté - Portugal através de Diversas associações (AKV, ANGK, AKB, etc.). No entanto, no sentido de proporcionar um espaço de filiação dos pequenos dojos na FNK-P, foi fundada a Associação Seiwa-kai Goju-Ryu Karate-do de Portugal (ASGKP) e o movimento de registo da Associação ocorreu a 17 de Outubro de 2001 no Porto, sendo formalmente aprovada a sua entrada na FNK-P em Setembro de 2002.

A Seiwakai Portugal assume-se como um grupo aberto de praticantes de Goju-Ryu que aproveitam as oportunidades de evolução técnica oferecidas ao nível Europeu (Leo Lipinski) e Japonês (Shuji Tasaki). Essa evolução técnica passa por actividades formativas específicas (Estágios), por exames (graduações superiores) e por competições (Encontros ou Torneios Competitivos). Por outro lado, os membros da Seiwakai têm possibilidade de serem membros da JKF Goju-Kai, o que lhes dá acesso ao mesmo tipo de actividades (Estágios, Graduações e Competições) num nível superior organizacional.

 

ÚLTIMAS ACTIVIDADES TÉCNICAS DA SEIWAKAI:

PRÓXIMAS ACTIVIDADES:

·         14 Maio 2005 - Campeonato Nacional da JKF Goju-Kai - Portugal

·         24-26 Junho - Estágio Internacional JKF Goju-Kai e Exames (Oxford)

·         1-3 Julho de 2005 - 5º Estágio Internacional JKF Goju-Kai e Exames (Portugal)

·         25-26 Agosto - Estágio Kata e Exames (Japão - Chiba)

·         27-28 Agosto - 31º Torneio Anual (Japão - Chiba)

 

Mantenha-se informado.

 
Para se Manter connosco:

Apresentação da AKV

Consultório Técnico

Dojo.Virtual

Ass. Nac. Treinadores de Karaté

Goju