KARATE-DÔ
GÔJÛ-RYÛ
A Escola da
Dureza e Suavidade na
|
O nome Gôjû-Ryû é dado por Chojun Miyagi (25/4/1888-1953) na transição da década 20 para a de 30 durante o século XX à escola de Karate que funda. No termo "Gôjû-Ryû", "Gô" significa duro ou forte, "Jû" significa suave ou flexível, e "Ryû" Escola ou Estilo como na maioria das denominações de escolas ("Ryûha") ou associações ("kaiha") de Karate-dô moderno, embora algumas delas sejam conhecidas pelo nome do local de prática ("kan"), como é o caso do Shôtôkan. |
Existem várias versões sobre a data precisa de surgimento do nome.
A versão mais vulgarizada suporta-se no facto de C. Miyagi ter sido convidado para ir demonstrar em 1928 no Dai Nipon Butoku Kai em Kyoto a arte então denominada geralmente por to-de (mão da china), ken-po (a via do punho - numa leitura Japonesa dos kanji chineses que se lêem quan-fa) ou kara-te (mão vazia - que será o nome a impor-se genericamente após acordo entre mestres de Okinawa em 1936). Em virtude da impossibilidade de Miyagi ir a Kyoto, é Jin'an Shinzato (um dos melhores alunos de Miyagi, malogradamente desaparecido em 1945 na Batalha de Okinawa) que o substitui. Quando Shinzato é questionado por outros participantes sobre o tipo de escola que praticava, resolveu denominá-la como han-ko-Ryû (escola semi dura). Após este episódio, Chojun Miyagi adopta definitivamente o nome Gôjû-Ryû em 1929 (LOMBARDO, 1993).
Outra versão refere que esse nome foi adoptado mais tarde: 1935 (TOKITSU, 1994, p.95).
É um facto que C. Miyagi no seu excepcional livro escrito em 1934 (Karatedô Geisetsu numa tradução de P. McCarthy; Karate-jutsu gaisetsu - Explicação geral sobre a arte do Karate - numa referência de K. Tokitsu, p. 86), refere que o Gôjûryû karate kenpo se desenvolveu com base no estudo aprofundado de um sistema Chinês de Fuzhou (MIYAGI, 1934, trad: 1993, p. 16).
Assim, a data da denominação do estilo poderá ser considerada a de 1934, suportada pelos escritos do próprio fundador.
Quanto à origem do nome, é aceite pela maioria dos autores que conhecemos que o nome Gô (dureza; força) Jû (suavidade; flexibilidade) se funda no terceiro dos oito preceitos da arte de combate referidos numa das obras clássicas de suporte ao desenvolvimento do Karate: a obra magistral Bûbishi.
A essência da inspiração e da expiração são a força e a
suavidade
O Karate-do Gôjû-Ryû é uma das escolas mais influentes no progresso mundial do Karate, tendo-se mantido o seu ensino em Okinawa, expandido notoriamente na ilha principal do Japão, no Hawai, Estados Unidos, Europa e em todo o mundo. Tal facto deve-se, sem qualquer dúvida, ao papel de Chojun Miyagi e de todos os que com ele acreditaram e acreditam num Karate ao serviço do desenvolvimento humano nas suas diversas facetas.
Nota: para melhor identificar as referências bibliográficas aqui citadas, clique aqui.
Associações que desenvolvem a escola Gôjû-Ryû em Portugal: Academia
Portuguesa de Karate-dô Gôjû-Ryû Shodokan |
|
Para se
Manter connosco: